sábado, 12 de abril de 2014

Plantas Transgênicas

 O tempo passa e ao longo da história o ser humano foi descobrindo novos métodos para melhorar seus modos de sobrevivência. Nessa perspectiva, em busca de maior produção e qualidade dos alimentos, foi criado as plantas transgênicas. Os conhecimentos em genética, biologia molecular e biologia celular moderna permitiram o aprimoramento dessa técnica. As primeiras plantas transgênicas foram desenvolvidas em 1983. Para a formação de uma planta transgênica é necessário: 1) um gene de interesse; 2) uma técnica para transformar células vegetais através da introdução do gene de interesse nesta; e 3) uma técnica para regenerar a partir de uma só células transformada, uma planta inteira. Após a ultima etapa é formado a planta transgênica, o que à define assim é a presença de um gene adicional de outro organismo.
  A agrobactéria é uma outra forma de melhoramento genético das plantas. Hâ bactérias do solo, do gênero Agrobacterium, aue se associam a plantas dicotiledôneas causando-lhes tumores. Durante a infecção a bactéria é capaz de inserir seus genes no genoma da planta. Neste caso, o melhoramento genético é natural. Uma possível intervenção humana seria a eliminação dos genes responsáveis pela formação dos tumores e no lugar deles ser inserido os genes de interesse.
  A transferência direta dos genes é uma forma não naturalde modificação genética, normalmente utilizada em plantas monocotiledôneas. Essa transferência é alcançada pelos seguintes métodos: 1) eletroporação de protoplastos e células vegetais; e 2) biolística.
  Uma vez inserido o gene na célula vegetal, esta célula ou grupos delas são estimulados a gerar uma planta inteira transformada. De uma maneira geral, mais de 50% das espécies de plantas transgênicas foram transfomadas com genes que conferem resistência a vírus, herbicidas e insetos. Em outros 30% dos casos, a transformação genética teve por objetivo o melhoramento da qualidade dos alimentos e o restante visou à obtenção de resistência a fungos ou obtenção de conhecimentos básicos na área de biologia molecular. O atraso no amadurecimento de tomates é um exemplo de melhoramento dos alimentos. Mas as plantas transgênicas não se limitam apenas a alimentaçãos, pesquisadores atualmente visam na possibilidade dessas plantas serem usadas como vacinas. Isso mostra que as plantas transgênicas possuem muito potencial e podem trazer ainda mais benefícios futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário